quarta-feira, 23 de março de 2011

"Razão e Sensibilidade": Jane Austen e o bicentenário de "Sense and Sensibility"


a escritora pintada pela irmã, Cassandra Austen

http://www.janeaustenbrasil.com.br/2011/03/bicentenario-de-razao-e-sensibilidade.html
Corre o ano de 1811 e o romance "Sense and Sensibility" (Razão e Sensibilidade) é publicado sob o pseudónimo “A Lady”.
capa da 1ª edição de 1881

É sem dúvida um grande romance da escritora e um grande romance da literatura universal.

Jane Austen tinha então 36 anos.
A escritora nasce em 16 de Dezembro de 1775 no Hampshire, no presbitério de Steventon onde seu pai, George Austen, era pastor. Morre em Winchester, em 1817.

As suas obras literárias deram ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade porque os seus romances tratam de pessoas comuns, do seu quotidiano banal, das suas ambições, fraquezas, com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia subtil. As suas qualidades de romancista revelam-se na grande capacidade de criar personagens "vivos", e reconstituição de ambientes, para o que recorre não só à observação como à análise psicológica arguta.

A crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.
cartaz do filme de Ang Lee
Dizem os "biógrafos" que a sua vida foi caracterizada pela "ausência de acontecimentos importantes" pois a sua vida foi tranquila, numa terra onde nada acontecia fora do comum.

Mas se isso fosse verdade, se nada ocorreu que pudesse perturbar a sua existência, a verdade é que, reduzida a um convívio social restrito e, apesar de ter vivido sempre em pequenas cidades do interior da Inglaterra, Jane Austen possui uma visão extraordinariamente cosmopolita e um grande conhecimento da natureza humana.

Fala de uma sociedade que não é a mera sociedade rural típica inglesa, estável, conservadora, e mas é, sim, uma sociedade burguesa: um mundo em que, arbitrariamente, algumas famílias nadam em dinheiro recentemente adquirido, enquanto outras lutam para manter o pouco que possuem.

Com percepção aguda dos factos e com o seu estilo pacífico, sereno e equilibrado, Jane consegue reconstruir nos romances essa sociedade, essas personagens, através de um trabalho minucioso e utilizando uma subtil mas cáustica ironia.
Sense And Sensibility foi o primeiro romance de Jane Austen a ser publicado em Inglaterra.
Antes publicara em 1797 Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito, 1797), é o mais conhecido, embora, inicialmente, tenha sido pouco apreciado pelos editores.

O sucesso do livro vai fazer com que publique outras obras, antes recusadas.

Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814), ano em que começa a escrever Emma (1816) um romance mais sério, talvez com mais serenidade, mantendo porém a ironia que sempre a caracterizou.

As outras obras Persuasion e Northanger Abbey, são já publicadas depois da sua morte.

"Razão e sensibilidade" é a história de duas irmãs Elinor e Marianne, filhas de Mr. Dashwood e da sua segunda mulher. (Existe uma re-edição de 1996 da europa América)

Do primeiro casamento nasceu John o filho que tudo herda por morte do pai, deixando o resto da família com muitas dificuldades.

Jane Austen pretende analisar o conflito entre senso, o juízo, a razãode Elinor a filha mais velha e a sensibilidade excessiva, o coração insensato de Marianne a mais nova.
Supôe-se que para desenhar Elinor se tenha inspirado da irmã Cassandra que foi a grande amiga de toda a vida, a confidente, a companheira.
perfil em sombra chinesa de Cassandra, irmã de Jane
É a jovem com discernimento e força de carácter com quem a própria mãe se aconselha.

Marianne tem 17 anos e a inconsciência da idade e dos entusiasmos súbitos e passageiros, do amor pela natureza, pela vida, uma romântica idealista...

É um romance ainda hoje actual, pois a actualidade de uma obra não depende dos anos que lhe passam por cima.

Depois de 100 anos, Razão e Sensibilidade fala dos mesmos sentimentos, desgostos, ilusões, ambições que são de todos os tempos...

Ao longo dos anos, a obra foi levada ao cinema.

Sense and Sensibility foi adaptado em 1981 para a BBC e foi dirigido por Rodney Bennett.

Mais tarde, é um filme inglês realizado em 1995 film, por Ang Lee.
O argumento escrito pela actriz Emma Thopmson baseia-se no romance do mesmo nome.

Os actores são, além de Emma Thompson , Hugh Grant, Kate Winslet e Alan Rickman.

No total há cinco adaptações do romance, sendo a mais conhecida a referida versão cinematográfica de 1995, de Ang Lee.

Mais coisas sobre Jane Austen: existe o "site Jane Austen" (em Portugal e no Brasil):

1 comentário:

  1. Nunca li nada dela mas já vi filmes baseados nos seus romances, nomeadamente, "Razão e Sensibilidade", gosto muito de Emma Thompson.
    Deixei um presente no (IN)Cultura.
    beijinho.

    ResponderEliminar