segunda-feira, 11 de abril de 2011

Picasso no Museu Van Gogh, em Amesterdão: “Paris 1901-1907 ”


"Au Lapin Agile"



Arlequim Azul, 1905



Museu Van Gogh, Amesterdão


Picasso vai estar em Amesterdão: “Os anos 1901-1907 em Paris”, de 18 de Fevereiro a 29 de Maio.





Esta exposição sobre os anos que Picasso viveu em Paris,mostra a época que abarca o período azul e rosa.



O beijo


“Picasso (1881-1973) chegou a Paris com 19 anos, encarregado de fazer a cobertura para o jornal Cataluya (Catalunha) de Barcelona, da Exposition Universelle, a maior feira de arte da cidade. Margot, 1901

É aqui que esta exposição começa. Um sketch de Picasso, intitulado “Saindo da Exposition Universelle”, mostra-o nu meio de grupo de amigos animados, bem bebidos, posando sem elegância, fora da Feira.


Entre eles está o seu amigo catalão, Carlos Casagemas, juntamente com o seu último amor que, Germaine, que sorri, sedutora, com o seu sorriso em lãmina de navalha de mulher fatal.


Em 17 de Fevereiro de 1901, no Hippodrome Café onde se costumavam reunir, Casagemas, recusado por Germaine uma vez mais, puxa de uma pistola, tenta matá-la, falha, e vira a pistola contra si próprio.

Picasso, Casagemas no caixão, 1901

Tinha 20 anos. Picasso nunca mais se recompõe desta morte, deste desgosto. Pinta o seu amigo morto num caixão, tudo em azul.

Dizem que começa aqui o seu período azul, pela tristeza que a cor azulada parece acompanhar. É o seu período azul, dramático, triste e simbolista (entre 1901 e 1904).
Jovem mulher em camisa


Os temas que escolhe são os mais abandonados, os solitários, os deserdados da vida: mulheres que bebem sozinhas, jovens sem alegria, palhaços sem sorriso, velhos tocadores de guitarra.


Mulher, 1903


Velho com guitarra

Na Primavera de 1904, depois de ir e voltar a Espanha, Picasso transfere-se definitivamente para Paris e aluga um e studio num estranho pré-fabricado de madeira, o Bateau-Lavoir, em Montmartre.


Durante os primeiros anos frequenta, com os amigos catalães, os espectáculos do Circo Medrano.


Os temas são ligados a esta realidade que vai conhecendo e observando atentamente.


Em breve surge como temática o ambiente do circo, espécie de “metáfora poética da vida”.

Arlequim ao espelho



"Uma visão mais delicada, ligeira, melancólica. (...) nos temas, restitui-nos toda a poesia e magia do circo, com os seus trajes, personagens entre o patético que vivem num mundo apartado.”


Família do circo com chimpanzé, 1905

Quando pinta os Saltimbancos em 1905 condensa naquela obra todo o período rosa, como se quisesse reunir numa única tela todas as componentes do seu imaginário.”



Acrobata e arlequim, 1905



Saltimbancos, 1905


Acrobata em cima da bola, 1905


Pinta um quadro "Repas frugal" e começa a usar a técnica da água-forte. Os seus pontos de referência são agora os pintores Van Gogh e Gauguin, Van Dongen.



"repas frugal", 1904


Pinta vários retratos da modelo por quem se apaixonara, Fernande Olivier, e acaba o seu período azul, começando a misturar tons de rosa, vermelho e ocre.


Retrato de Fernande Olivier, 1905


Inicia o chamado período rosa (1905-1907).

Picasso amava a poesia. Na porta do estúdio tinha escrito: “Aqui encontram-se os poetas”.


É em 1904 que se torna amigo de Guillaume Apollinaire.


Cria um grupo, a chamada "bande à Picasso", de que fazem parte velhos amigos espanhóis e outros novos, como os pintores Vlaminck e Derain, ou escritores como Max Jacob e Andrè Salomon.


Auto-retrato 1906

"Depois, segue outra estrada diversa, interessa-se por figuras mais ou menos isoladas, quase sempre nus nos quais se concentra a sua entrega aos volumes.”

A cabeleireira, 1906



Mantém-se a melancolia, mas os corpos assumem peso e consistência e as cores perdem o valor sentimental.”

(A. Cocchi, Geometria fluida)




5 comentários:

  1. Aprendo sempre que aqui venho.
    Obrigada.

    Isabel

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  2. Outro post magnífico!
    Beijinhos!:)
    Ana

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  3. Picasso! Génio da pintura, grande entre os grandes, divino.
    Lembrar só que era espanhol, que era andaluz, que era de Málaga.
    Se deu as costas ao seu país, foi por culpa da ditadura, não consentindo que o Guernica viesse a Espanha até não haver liberdade.
    Beijinhos

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  4. Tens razão,Maria, o grande espanhol, o grande malaguenho Pablo Picasso!
    Fico contente por terem gostado: é uma pequena "oferta"...

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  5. Que c'est beau cette période de son travail , que c'est sensible .EB

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